terça-feira, janeiro 26, 2010


Viagem? É comigo meeeesmo!

Eu amo fotografia. Acho que herdei isso da minha mãe, na família ela é conhecida como a "mulher das fotos". Se alguém precisa de uma foto antiga, ou até mesmo das férias passadas, a primeira pessoa que procuram é minha mãe. Só que eu gosto ainda mais que ela, e definitivamente, é uma das minhas maiores paixões!

Acho algo tão incrível, porque desperta nossas lembranças mais remotas e nos faz recordar de um fato passado como se estivesse acabado de acontecer, além do mais, é por ela que a gente nota como o tempo passa rápido e modifica tudo e todos a nossa volta. Quem nunca pegou uma foto do tempo da vovó e criticou aquelas roupas que para nós são retrógradas e antiquadas, mas que na época eram o maior sucesso!??? Ou aquele cabelo estilo poodle que usavam nossas mães? E no meu caso, aquele ridículo bigodinho que meu pai usava! Mas o pior de tudo são as nossas fotos. Aquelas mais bizarras e odiadas, principalmente da época da puberdade, que eu costumo chamar de " época do patinho feio". Sim, são essas as fotos que aterrorizam nossas vidas (principalmente quando sua mãe é como a minha, que AMA mostrar essas fotos e comentar como eu era uma gracinha ¬¬' ) , mas quando a gente olha bate uma saudade... E claro, gargalhadas a mil! rsrs 

Enfim, eu estava separando umas fotos do mês passado (férias) quando tive a idéia de fazer um post sobre os melhores lugares que eu fui recentemente, e quem sabe até desperte o espírito aventureiro de alguém, porque eu afirmo com toda certeza, vale a pena visitar!


MEU TOP  08 - LUGARES 

Morro de São Paulo - BA


As pessoas que visitam outros destinos baianos e depois conhecem Morro de São Paulo geralmente acham a ilha a mais bela da Bahia. Sem desmerecer as outras praias da Bahia como Itacaré, Trancoso ou Praia do Forte, mas é que Morro de SP tem um encanto e uma magia que apaixona os visitantes. 






A começar pelas praias com uma sua imensidão azul, transparente e às vezes com reflexos esverdeados. Do alto da escadaria da mangaba ou do morro onde fica o Farol se vislumbra da Primeira até onde pode se enxergar a Quarta Praia com uma beleza indescritível de Morro de SP. Só vendo para acreditar que caiba tanta beleza num mesmo lugar.



 
Morro de SP faz parte do arquipélago de Tinharé e está localizada no litoral sul da Bahia, existem muitas atrações além das belezas naturais.  O que encanta os visitantes não são somente as belas paisagens. Morro de SP tem um ar bucólico e apesar da infraestrutura desenvolvida guarda algumas coisas que fazem lembrar os tempos em que não havia energia elétrica na ilha e que os únicos turistas eram os hippies.



Apesar do progresso e da ilha ser um dos destinos mais cobiçados da Bahia, tem uma beleza que sobrevive ao tempo e por isto continua encantando e sendo um dos lugares visitados por turistas do mundo todo.









Itacaré - BA

Diferentes do restante do litoral baiano, as praias de Itacaré são pequenas enseadas cheias de encanto cercadas por morros cobertos por coquerais e pela mata atlântica. Em Itacaré se encontram os melhores picos de surf de toda a Bahia. Com ondas fortes e constantes, são frequentados o ano inteiro por surfistas de todo o mundo.A pequena e antiga cidade de Itacaré teve seu apogeu na época de ouro do cacau. Ainda existem alguns casarões históricos que hoje são charmosas pousadas e restaurantes. Com ruas de paralelepípedos, casas coloridas, gente eclética e muita energia, é uma das cidades mais animadas da região.   






Prado - BA


  
Está situado no extremo Sul da Bahia, na zona turística conhecida como Costa das Baleias, que integra os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri. Bom para os que querem relaxar, nada melhor que lindas praias, mar de águas mornas, piscinas naturais, o sol quente, a brisa suave e um coco gelado. 


Posso dizer com toda certeza que foi o lugar mais receptivo e mais gostoso de se ficar que eu já fui! (Sim, faltam melhores fotos de lá...) 




Paraty - RJ



Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.
Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".


 





Véu de Noiva (Chapada dos Guimarães) - MT


Cartão postal da Chapada de Guimarães, a cachoeira Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó, com 86m de queda livre, é o principal ponto de visitação do Parque Nacional. Além da cachoeira, o vale e as escarpas do morro - formadas de arenito - aumentam a beleza do local. 

A cachoeira pode ser observada a partir de um mirante próximo à administração do parque. No local, existe um restaurante típico regional muito bem adaptado à paisagem e o ecoturista pode obter informações no centro de visitantes e comprar artesanato na lojinha do Ibama. Paga-se R$ 3,oo para entrar no Parque.





Mirante Geodésico (Chapada dos Guimarães) - MT


 
Centro Geodésico da América do Sul, uma magnífica vista da planície pantaneira
Como chegar: É possível ir de bicicleta pela ciclovia, ou de carro facilmente, ou ainda nos passeios organizados pelas agências de tirosmo da cidade.
Localização: 7 km do centro da Chapada em direção a Campo verde








Vale das Cachoeiras - RO 

 


É uma região com muitas fontes de água e algumas colinas, que acabam proporcionando o belo espetáculo. O destaque fica para uma linda cachoeira de 30 metros de queda. Ela fica em um hotel fazenda muito aconchegante e receptivo. É um ótimo lugar para quem quer paz e tranquilidade em meio á natureza.





Sim, é o meu estado! Rondônia. 









Cáceres - MT


Cáceres se destaca no turismo histórico e esportivo. Encontra-se situada numa das regiões mais privilegiadas do pantanal matogrossense, visto que ostenta uma das maiores potencialidades turísticas do estado, ou seja, a grandiosidade e a beleza do Rio Paraguai e seus afluentes. Se desenvolve em torno da pesca esportiva sendo sede de um evento mundial: o Festival Internacional de Pesca (FIP), resgistrado no Guinness Book como o maior campeonato de pesca do mundo em águas fluviais. O evento reúne mais de 1500 participantes anualmente. 






Tirando o vale das Cachoeiras, os outros eu visitei mês passado... É, eu fiz um pequeno tour de carro com a família. Se foi bom? Muito mais que isso! E detalhe: Acrescente no roteiro Itaquiraí e Iguatemi - MS, Campinas, Salvador e Formosa do Rio Preto - BA, onde fiquei alguns dias também visitando parentes, isso sem contar os lugares onde a gente parava pouco antes de anoitecer para dormir... E estou indo depois de amanhã para Manaus, porém sozinha e de avião. Sim, essas foram as melhores férias da minha VIDA! Por enquanto...


Fotos por: Bela Lima
6

6 comentários:

Bela Lima disse...

Detalhe: Meu blog se rebelou e as configurações ficaram meio malucas, então ignorem os erros e curtam o post õ//

Valeu! ;*

<3

@vitinhobinho disse...

Estou te seguindo linda! Obrigado pelas palavras.

Anônimo disse...

Uaaau! Voce já é uma maravilhosa guia turística! kaoskaoksoak Escreve muitíssimo bem! ;*
Naat

Anônimo disse...

Uau, garota que escreve bem no século XXI, é raro encontrar coisa mais rara >_>"

Enrique Coimbra disse...

O Véu de Noiva é mara! Eu acho que fotografia é expressão. Claro, também servem para imortalizar momentos, mas isso não é expressão também? Querer manter a beleza de um por do sol pra sempre ou aquele casamento com o amor da sua vida são expressões sentimentais.

Gostei das fotos, de verdade.

Juliana Campos disse...

Obrigada pelos elogios. Amei as suas fotos e desenhos! =D

Postar um comentário

E aí, o que achou do texto? Seja sempre bem vindo(a) e volte sempre! ;* <3